Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

     As tecnologias estão tomando todo o tempo dos alunos, são muitas novidades, jogos, vídeos, músicas, sites de relacionamento, mensageiro instantâneo, blogs e microblogs, além de uma infinidade de site que levam a qualquer lugar, que despertam o interesse e envolvem os alunos. Onde fica os estudos? em segundo plano? se sobrar tempo?

     Chegou a hora de incorporar as mudanças tecnológicas ao ensino, pois a escola tem o papel de preparam o aluno para a realidade da sociedade atual, por isso, a educação também deve promover a inclusão digital. Então, temos que aproveitar o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e transformar em oportunidade de incentivo ao estudo, para isso é necessário inovar a prática e converter as tecnologias em recursos educacionais. 

     È preciso buscar novas práticas, usando os recursos tecnológicos a favor da educação, aproveitando a facilidade que o aluno tem em acessar os meios digitais e incorporando as tecnologias à prática pedagógica. As atividades educacionais mediadas pelo computador podem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, com objetivo principal de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo a inclusão digital.


AUTORA: Cristiane Machado de Vargas




Brinco, logo aprendo - 
o uso educativo de jogos eletrônicos

     Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.

      Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.

      Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.

Fonte: Blog Informática na Educação - http://arrobainfoeduc.blogspot.com/