Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Informática auxiliando na alfabetização - Conhecendo as letras

por Cristiane Machado de Vargas


A informática pode ser utilizada como mais um recurso educacional para a alfabetização das crianças. São muitas as possibilidades de uso das ferramentas computacionais. Nesta postagem veremos na prática quais aplicativos podem ser utilizados para o primeiro passo na alfabetização, iniciando com o objetivo de conhecer as letras do alfabeto.
Existem várias formas de utilizar a tecnologia digital, acessando com diferentes recursos. No computador, smartphone ou tablet a criança pode usar os aplicativos para "assistir" ou "interagir". É fácil encontrar vídeos educativos para assistir e uma grande variedade de aplicativos e sites com jogos educativos que permitem a interação, e assim estimulam ainda mais a aprendizagem.

Utilizando recursos da Informática para aprender:


1 - Desenhando as Letrinhas:

Resultado de imagem para escrever alfabeto app aprender jugando  A criança aprende desenhando as letrinhas com o dedo em telas touch screen, além de interagir clicando na figura e ouvindo o som de um animal. Existem vários apps para smartphone ou tablet, para encontrá-los basta procurar digitando a palavra "alfabeto".



No computador existem atividades para ligar pontos e formar a letra, é fácil encontrar joguinhos on-line ou baixar um programa educativo, como por exemplo o GCompris.
Outra forma de aprender é utilizando o aplicativo de desenho Paint, que também estimula o desenvolvimento da coordenação motora da criança.


2 - Procurando as Letrinhas no Teclado:

Resultado de imagem para gcompris letras
A criança aprende a encontrar as letras no teclado do computador. Uma forma de praticar é com um jogo no GCompris, em que as letrinhas vão caindo do céu e é preciso digitá-las antes que caiam no chão.
Em sites na internet também é fácil encontrar joguinhos que estimulam o aprendizado do alfabeto. Como por exemplo o jogo Alfabeto de Sabão, em que a criança precisa digitar a letra que é apresentada com forma e som.



Outra forma de aprender a encontrar as letras é utilizando um editor de texto, assim é preciso escrever uma palavra na tela ou em um papel e desafiar a criança a digitar as letras na tela (é indicado usar fonte 36).


3- Jogando com as Letras do Alfabeto


O Jogo da Memória com as vogais, além de estimular a memorização ainda pode contribuir com o conhecimento das letras. Esses jogos, com alfabeto, podem ser encontrados em sites na internet ou em programas que precisam ser instalados, como já citado, o GCompris por exemplo.



O Jogo do Alfabeto é um desafio em que a criança precisa associar a letra apresentada à figura que representa uma palavra que inicia com a letra em questão.

4 - Assistindo Vídeos Educativos

Os vídeos educativos para assistir apresentam o alfabeto de forma lúdica, como o Bob, O Trem, que é muito divertido.
O vídeo Escola para Crianças mostra a letra, uma figura e a palavra que inicia com a letra, além disso, o som da palavra.








Esses são só alguns exemplos, buscando na internet por vídeos, jogos ou apps com as palavras "alfabeto" ou "jogos educativos" é fácil achar muita coisa boa! 

por Cristiane Machado de Vargas

Gostou?  Quer encontrar?  Acesse os links:
GCompris ,  Alfabeto de Sabão,  Jogo do AlfabetoJogo da Memória