As tecnologias estão tomando todo o tempo dos alunos, são muitas novidades, jogos, vídeos, músicas, sites de relacionamento, mensageiro instantâneo, blogs e microblogs, além de uma infinidade de site que levam a qualquer lugar, que despertam o interesse e envolvem os alunos. Onde fica os estudos? em segundo plano? se sobrar tempo?
Chegou a hora de incorporar as mudanças tecnológicas ao ensino, pois a escola tem o papel de preparam o aluno para a realidade da sociedade atual, por isso, a educação também deve promover a inclusão digital. Então, temos que aproveitar o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e transformar em oportunidade de incentivo ao estudo, para isso é necessário inovar a prática e converter as tecnologias em recursos educacionais.
È preciso buscar novas práticas, usando os recursos tecnológicos a favor da educação, aproveitando a facilidade que o aluno tem em acessar os meios digitais e incorporando as tecnologias à prática pedagógica. As atividades educacionais mediadas pelo computador podem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, com objetivo principal de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo a inclusão digital.