Projeto Jornal Escolar:
CONECTADOS NO IFC
JUSTIFICATIVA
A tecnologia vem conquistando muita influência na sociedade através dos seus vários instrumentos de mídias, ela é responsável pelo grande volume de informações que são lançadas pelo mundo a todo instante. Hoje existem muitas formas de comunicação, de expor ideias e experiências, as mais antigas como o jornal, trabalham junto com as novidades tecnológicas, como os blogs.
A realidade de hoje são jovens que se comunicam mais por meio da internet do que pessoalmente, a escola precisa estar presente nesse meio, mas não basta ter uma pagina na internet, tem que ser um ambiente que desperte o seu interesse do aluno em visitá-la, precisa ter a sua cara e falar a sua língua.
Na escola informatizada é preciso diversificar a forma de ensinar, utilizando as novas mídias como ferramentas que auxiliam na aprendizagem do aluno e contribuem com a inclusão digital. A acessibilidade proporcionada pela internet permite que os alunos busquem novas informações, pesquisem e publiquem suas descobertas, expondo novas ideias e expressando sua opinião, assim usando o computador como recurso pedagógico que auxilia na produção do conhecimento.
A forma de noticiar, publicar que antigamente só acontecia por meio do papel não foi substituída, o jornal em papel inda existe, mas agora o jornalismo tem um alcance muito maior e mais rápido por meio das mídia digitais, os vários meios de informação trabalham juntos. Por isso esse projeto Jornalzinho na Escola pretende ser publicar a produção dos alunos em papel e em um blog na internet.
Assim, esse projeto é um meio de envolver os alunos em atividades escolares e uma forma de expor os seus trabalhos, de motivá-los a produzir, porque o reconhecimento pelo trabalho faz com que o aluno sinta que sua produção será valorizada.
O projeto do Jornalzinho no IFC visa envolver os alunos em reuniões com a equipe de produção do jornal, entrevistas com o público para coleta de informações e em várias atividades de jornalismo, assim criar um ambiente em que os participantes se sintam produtores do jornal, editores, redatores, ou seja, verdadeiros jornalistas.
A participação do aluno na produção do jornal além de desenvolver a habilidade no uso da informática, também pretende motivar o aluno a: pesquisar, ler, interpretar, sugerir, criticar, escrever, produzir e corrigir. Assim esse projeto almeja bons resultados no processo de ensino aprendizagem do aluno.
Então, a proposta do jornal é envolver o aluno de forma que ele assuma um papel dentro da equipe, como: coordenador, jornalista, fotografo, gerente de TI, web designer, editor de imagens, escritor. De forma que cada um perceba quais são as suas melhores habilidades e se comprometa com atividades específicas diante da equipe.
O projeto Jornalzinho no IFC é um trabalho interdisciplinar, que visa abordar temas transversais e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na escola, envolvendo os alunos na produção do jornal, a fim de desenvolver suas habilidades com as ferramentas da informática e em diferentes áreas do conhecimento, assim contribuindo para o enriquecimento do processo educacional, tendo como resultado a produção do jornal impresso e a publicação virtual no blog do jornal.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Envolver os alunos na produção de um jornal na escola, como forma de aplicar os conhecimentos de informática de forma interdisciplinar, abordando temas transversais e publicando as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de desenvolver as habilidades do aluno e contribuindo para o enriquecimento do processo educacional.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a habilidade com as ferramentas de produtividade do computador;
- Envolver os alunos em um projeto em equipe multifuncional;
- Desenvolver a habilidade do aluno na sua área de interesse;
- Publicar os trabalhos pedagógicos realizados na escola;
- Abordar temas transversais de forma educativa;
- Concretizar o trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas, seus professores e alunos;
- Viabilizar o jornal como recurso didático para todas as disciplinas curriculares;
- Explorar a internet para a pesquisa e a publicação;
- Despertar a criatividade, a produção artística e cultural;
- Utilizar diferentes tecnologias e mídias para registrar e editar imagens e vídeos;
- Estimular a produção textual e a prática de leitura;
- Proporcionar ao aluno condições para construir conhecimentos e oportunidade para expressar suas ideias;
- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno;
- Despertar o interesse do aluno pelas atividades escolares;
- Conquistar o comprometimento do aluno com o seu papel na equipe.
METODOLOGIA
A editoração do jornal, assim como a publicação no blog será realizada por uma equipe de alunos, para formar a equipe do jornal o projeto será anunciado aos alunos do 3º ano, os interessados irão se inscrever e declarar seu interesse e possibilidade de comparecerem a reuniões semanais em período pós-aula.
Em segundo momento, serão apresentados aos alunos vários tipos de jornais para que explorem a estrutura das matérias, a apresentação das páginas e designer de cada jornal. Os alunos realizarão estudo de campo, visitando a produção de um jornal da região e conhecer o trabalho dos profissionais.
A produção do jornal na escola começa com a definição dos papeis de cada membro da equipe, em seguida serão decididos os temas transversais que serão abordados e os possíveis conteúdos do jornal, os alunos realizarão pesquisas sobre os temas em livros, jornais e na internet.
O próximo passo são as entrevistas para coleta de dados e o registro de imagens e vídeos. Logo após no laboratório de informática começa a digitação, correção e formatação dos textos. Por fim as matérias serão publicadas no blog e irão para a impressão do jornal. Os jornais impressos serão distribuídos na escola.
ETAPAS
- Apresentar o projeto para alunos do 3º ano.
- Inscrever os alunos na equipe do jornal e distribuir os papeis.
- Apresentar diferentes tipos de jornais aos alunos.
- Estudo de campo, conhecer a produção de um jornal local.
- Reunião com os alunos para definir o conteúdo do jornal.
- Definição das colunas e matérias que serão publicadas.
- Coleta de dados para a produção das matérias.
- Adquirir informações através de visitas, pesquisa e entrevista.
- Registrar imagens e vídeos.
- Pesquisar na internet.
- Escrever as reportagens, digitação e formatação do texto.
- Revisão e edição das matérias.
- Publicação da matéria no blog.
- Distribuição das edições.
RESULTADOS ESPERADOS
Produção e publicação em um blog do jornal na escola, contendo matérias sobre as atividades pedagógicas realizadas na escola, abordando temas transversais.
PÚBLICO ALVO
O projeto irá envolver todos os alunos e professores do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário