A
Influência da Internet na Educação
Cristiane Machado de
Vargas1
1 Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de
Pós-Graduação em Tecnologias da
Informação e Comunicação / cristianem.v@hotmail.com
Resumo
As novas formas de se comunicar possibilitadas pela
internet trouxeram uma grande facilidade de acesso à informação. Hoje smartphones, tablets, notebooks e outros aparelhos
eletrônicos com internet são
utilizados para buscar qualquer tipo de conhecimento ou como ferramenta de
comunicação. Esses aparelhos se tornaram acessíveis à maioria da população e
são até mesmo indispensáveis. O avanço no uso dessas tecnologias como fonte de
pesquisa revelou a necessidade de a escola se adequar às novas ferramentas educacionais.
O computador com internet já é essencial
nas escolas. A informática se tornou aliada dos estudos, pois possibilita o acesso
muito abrangente ao conhecimento, mas a utilização da internet pelos estudantes não tem só pontos positivos, também
existem aspectos negativos que revelam o seu mau uso. Os jovens estudantes
muitas vezes utilizam a rede de forma desregrada, gastam muito tempo navegando,
em atividades que não contribuem para o seu crescimento intelectual e acabam se
distraindo com as inúmeras oportunidades, deixando os estudos de lado. Outra
desvantagem é quando o aluno usa o recurso da internet como fonte para realizar pesquisas superficiais, sem aprofundamento
no estudo. Contudo, esses problemas não diminuem a grande importância da
informática na educação. Com um bom planejamento pelo professor, é possível
mostrar para o educando que o uso do computador deixa o estudo mais rico de
conhecimento. O uso inadequado das novas tecnologias na vida dos
adolescentes é preocupante, mas as dúvidas sobre seus resultados são
importantes para provocar aprofundamento nos debates sobre o assunto, mostram o
interesse em compreender que proveitos podem trazer para a educação.
Palavras-chave:Informática na Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Internet.
1. Introdução
Antes da chegada da internet na
escola, o acesso à informação era limitado ao conhecimento obtido no conteúdo
que o professor propunha, aos materiais didáticos e livros da biblioteca; hoje
o acesso digital a informações conquistado com o uso da internet possibilita a pesquisa em uma infinidade de fontes, permitindo
o aceso quase ilimitado ao conhecimento.
Que a internet traz
grandes oportunidades de acesso à informação ninguém duvida, mas existem
questionamentos a respeito do mau uso da internet
pelos adolescentes. Será que a internet
é uma aliada da educação ou essa facilidade de acesso faz com que o aluno se
torne passivo no processo de ensino-aprendizagem? Além disso, será que a internet não está tomando muito tempo
dos adolescentes, distraindo-os do estudo?
A internet é uma ótima oportunidade de acesso à informação e à pesquisa
escolar. Ela revolucionou o ensino, trazendo muitas novidades, é uma ferramenta
que deve ser aproveitada pela escola, mas o aluno muitas vezes não sabe
utilizar com responsabilidade. Em que momentos o acesso à internet deve ser negado? Além de fonte de estudo, ela também é
entretenimento, provoca a distração do aluno para o estudo. Além disso, há o receio
de que os alunos utilizem as tecnologias para gerarem resultados e deixem de
raciocinar sobre o problema.
A maioria dos alunos
possui acesso à internet em seus
telefones celulares, tablets ou notebooks, isso pode ser utilizado como
mais um recurso para a educação, e é um valioso recurso que os alunos estão
trazendo de casa para a escola. Mas para que essa mudança no ensino possa
trazer bons resultados, é preciso saber identificar seus pontos positivos e
negativos, o que depende de um bom planejamento pelo professor, para que as
atividades escolares motivem o aluno a participar e esse acesso à internet não fuja dos objetivos da aula.
2. Mudança na forma se comunicar
Quando Steve Jobs
lançou o primeiro computador pessoal, foi questionado por alguns, que duvidavam
que alguém iria comprar um computador para ter em casa.Jobs trabalhava com o conceito de que as pessoas não sabem o que querem
até você mostrar a elas, ele era um visionário (GALLO, 2010). Há quatro décadas
foi lançado o primeiro computador pessoal, mas ainda era impensável ter um
computador em casa; dentro de pouco tempo essa ideia se tornou realidade, mas o
grande avanço da tecnologia aconteceu há pouco mais de 20 anos com o início do
uso público da internet.Em 1991, Tim
Berners-Lee liberou ao público o seu browser baseado em textos, marcando o
início da World Wide Web (MCPHERSON, 2010).
As mudanças que a
tecnologia trouxe para os dias atuais refletem em muitos aspectos no modo de
viver, na forma de se comunicar com o mundo. Segundo Fróes (1994, p. 18),“[o]s
recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a
Internet, a telemática, trazem novas formas de ler, de escrever, e portanto, de
pensar e agir”.
Em toda a
história da humanidade houve quatro grandes revoluções informacionais, que
mudaram não apenas a sociedade/cultura, mas também as formas de compreender o
mundo. A primeira grande mudança aconteceu com o surgimento da linguagem oral.
Mais tarde com o aparecimento da escrita acontece uma grande ruptura nas
estruturas de poder, que repete-se quando surge a gráfica, onde a humanidade
presenciou um grande avanço tecnológico que mudaria nosso sistema educativo
substancialmente. Por último, a sociedade vivenciou, principalmente no último
século, vários avanços tecnológicos como a eletricidade, o rádio, a televisão,
o avião, etc., mas nenhum deles, nem mesmo o computador tiveram o impacto que a
internet causou, está causando e causará ainda na sociedade e na educação em
todos os níveis (THORNBURG, 1997 apud SILVA e POLENZ, 2002, p. 41).
De acordo com Silva e
Polenz(2002, p. 41), “[a] cada novo meio de comunicação, o acesso à informação
fica mais amplo e democrático, mas foi a internet que permitiu a ‘globalização’
do acesso à informação”. A internet
proporciona o acesso democrático ao conhecimento, ela possibilita que qualquer
pessoa que tenha acesso fique bem informada com o que está acontecendo no
mundo, permite a busca por conhecimento sobre uma infinidade de temas que são
postados a todo instante. Épreciso estar preparado para “uma nova era que
oferece múltiplas possibilidades de aprender, em que o espaço físico da escola,
tão proeminente em outras décadas, neste novo paradigma, deixa de ser o local
exclusivo para a construção do conhecimento e preparação do cidadão para a vida
activa” (COUTINHO; LISBÔA, 2011).
As mudanças geralmente são
difíceis de ser aceitas, porque as pessoas não sabem como reagir à nova
situação. Diante da necessidade de mudar, rejeitam a princípio, porque não se
sentem confortáveis quando não sabem como reagir, sentem desconfiança diante do
novo. As mudanças acontecem em um ritmo desenfreado, e o indivíduo acaba se
sentindo incapaz de acompanhar esse ritmo. As mudanças tecnológicas na educação,
mais especificamente, acabam sendo recebidas como um problema a ser enfrentado,
provocando resistência e interrogações. A internet
na escola é uma dessas mudanças que gera dúvidas a respeito de seus resultados.
3. Tecnologia
na Escola
O mundo tecnológico em
que vivem os jovens de hoje não é completamente conhecido pelos professores,
que vieram de outra geração –“essas tecnologias chamadas de intelectuais ou
cognitivas propiciam novas formas de acesso à informação e novos estilos de
aprendizagem” (LÉVY, 1999 apud SILVA e POLENZ, 2002, p. 42). A internet na escola se tornou uma janela
para o mundo, possibilitando que o aluno navegue por horizontes diferentes em
busca do conhecimento. O uso do computador traz oportunidades que despertam a
motivação do educando pelos estudos.
A escola precisa
assumir o compromisso de formar cidadãos capazes de lidar com essas mudanças da
sociedade, para isso deve trabalhar com todos os meios de que dispõe, dando
oportunidade para que os estudantes saibam lidar com as transformações na forma
de se comunicar, a fim de preparar os educandos para a vida profissional e
social. Mas “não basta introduzir tecnologias – é fundamental pensar em como
elas são disponibilizadas, como seu uso pode efetivamente desafiar as
estruturas existentes em vez de reforçá-las” (BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001, p. ?).
Atualmente,
pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da
tecnologia dentro de um ambiente de aprendizagem, investigando o processo de
aprender e as características da cognição frente ao computador e a internet,
dando uma atenção especial ao uso do computador e suas possibilidades de
utilização como ferramenta pedagógica e também como meio de entender de que
forma o processo de aprendizagem se desenvolve a partir de tais
estímulos.(CARNEIRO, 2002, p.47)
As novas tecnologias
possibilitam o acesso a todo tipo de informação, o que faz com que a escola
deixe de ser a primeira fonte de conhecimento, ou até mesmo a principal. A
informação se torna cada vez mais volátil e flexível, e a escola muitas vezes
não consegue acompanhar esses avanços, embora tenha o desafio de promover o acesso
à informação e formar alunos que saibam quais são realmente relevantes,
identifiquem fontes confiáveis, entendam e deem sentido a essas informações e
tenham capacidade de assimilar de forma crítica (POZO, 2004).
Portanto,a informática na
escola traz novas oportunidades de acesso àinformação. Segundo Marçal Flores (1996,
p. 32), “[a] Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de
adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim
ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral
do indivíduo”. Para Valente (1998, p. 2), o termo “informática na educação
refere-se à inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos
curriculares de todos os níveis e modalidades de educação”, para que essa
inserção dê resultados positivos, é preciso um planejamento efetivo pela equipe
escolar e investimento em formação continuado dos professores para que saibam
lidar com as novas tecnologias, inserindo a informática como um recurso
pedagógica para a educação.
4.
O
Compromisso do Professor
O professor assume o
papel de orientador dos estudos, com a função de estimular a curiosidade do
aluno por aprender. Todavia, o educador não é o único responsável por sondar e transmitir
informações, o aluno precisa pesquisar em livros, revistas e na internet. Ocompromisso do professor, de
despertar no aluno o interesse por pesquisar, não é novidade, a pesquisa já ocorrianos
livros, mas hoje a internet trouxe
infinitas oportunidades de acesso àinformação. O grande desafio do professor é
orientar o aluno a identificar quais informações são realmente relevantes. Para
Jean Piaget, “o professor será aquele que enriquece o ambiente, provoca
situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando
também suas próprias descobertas” (PIAGET apud WEISS, 2001, p. 32).
O grande desafio do
professor é também tornar a aprendizagem prazerosa, fazer com que o estudo
traga satisfação para o aluno, despertar a curiosidade e o interesse do aluno
pelo saber. Conforme Weiss (2001, p. 37), “o professor deve ter o papel de
facilitador criativo, proporcionando um ambiente capaz de fornecer conexões
individuais e coletivas, como, por exemplo, desenvolvendo projetos vinculados
com a realidade dos alunos, e que sejam integradores de diferentes áreas do
conhecimento”.
Para que o professor tenha condições de criar ambientes de
aprendizagem que possam garantir esse movimento (contínuo de construção e
reconstrução do conhecimento) é preciso reestruturar o processo de formação, o
qual assume a característica de continuidade. Há necessidade de que o professor
seja preparado para desenvolver competências, tais como: estar aberto a
aprender a aprender, atuar a partir de temas emergentes no contexto e de
interesse dos alunos, promover o desenvolvimento de projetos cooperativos,
assumir atitude de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno,
propiciar a reflexão, a depuração e o pensar sobre o pensar, dominar recursos
computacionais, identificar as potencialidades de aplicação desses recursos na
prática pedagógica, desenvolver um processo de reflexão na prática e sobre a
prática, reelaborando continuamente teorias que orientem sua atitude de
mediação. (ALMEIDA, 1998, p. 2-3)
A formação do professor
deve desenvolver a sua habilidade de lidar com as novas tecnologias, para isso
o educador precisa conhecer as várias aplicações que podem ser dadas para a
informática na educação e saber utilizar os novos recursos. O professor deve
aprender a integrar o uso da informática a sua prática pedagógica, pois a
utilização da informática na educação possibilita uma abordagem integradora de
conteúdos, a aplicação de um ensino voltado à resolução de problemas e focado
no aluno. A formação docente precisa “criar condições para que o professor
saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua
formação para a sua realidade de sala de aula compatibilizando as necessidades
de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir” (VALENTE,
1997, p. 14).
A postura do
professor-facilitador deve ser a de observador atento e participante, uma vez
que deve propor desafios e também incentivar o grupo. Ele deve estar sempre por
perto, não só para tirar dúvidas, mas também para, através de questionamentos,
levar o grupo a refletir sobre o que produz – levantar hipóteses, testar alternativas,
sistematizando seu próprio conhecimento. (WEISS, 2001, p.85).
5.
Smartphones, tablets ou notebooks utilizados como recursos
Depois do adventoda internet, em pouco tempo seu uso
tornou-se viável à maioria da população. Foram surgindo diferentes formas de
acessá-la, em smartphones, tablets ou notebooks.Em casa, no trabalho, na rua ou na escola, ela é uma
ferramenta de informação e comunicação. Os alunos estão levando essas
tecnologias para a escola, mas não estão sabendo utilizá-las adequadamente, no
momento apropriado.Se utilizada com responsabilidade, a internet pode ser acessada pelos alunos em seus aparelhos para fins
educacionais, trazendo mais informação para a sala de aula.
A escola tem um grande
compromisso de assumir as novas tecnologias como recursos que enriquecem a
educação, para isso é preciso identificar todas as possibilidades desses novos
aparelhos com acesso à internetpara o
ensino. Além disso, a inserção da informática na educação demanda um grande planejamento
pedagógico.
Visitemos uma
escola bem equipada em termos tecnológicos. Consultemos o manual de regras de
uso da rede. Provavelmente, vamos encontrar lá mais proibições do que
possibilidades: não se pode usar correio eletrônico, não se pode copiar
arquivos da internet, há filtros e bloqueios de todos os tipos, o uso dos
computadores é estritamente regulamentado, há cartazes em todas as paredes
advertindo para as punições de quem não cumprir as regras. Qual é a mensagem
que o aluno entende de tudo isso? Que as tecnologias vieram para dar-lhe mais
espaço de criação? Ou vemos uma mera extensão dos mecanismos tradicionais de
vigilância e punição da escola? E, afinal, há estudos que falam dos benefícios
pedagógicos de filtrar a rede ou proibir o correio eletrônico? (BLIKSTEIN;
ZUFFO, 2001)
A informática pode ser
usada como uma inovação para a educação, é atraente para os alunos e, com um
projeto bem definido, pode incentivar os estudos. “[Q]ual seria o uso mais
revolucionário das tecnologias? Aqueles em que os alunos seguem receitas
passo-a-passo ou quando empreendem projetos pelos quais são interessados e
apaixonados, fora dos estritos regulamentos de conduta e comportamento?”
(BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001).Um projeto inovador torna possível usar diferentes
recursos para o ensino. O aluno leva a tecnologia para dentro da escola, porque
proibir? Com um plano bem elaborado, é possível inserir o uso da internet com smartphones, tablets e notebooks, para busca de conhecimento
durante a aula. Se o aluno tem consciência de seu compromisso na escola e se
envolve nas atividades propostas, a utilização desses recursos não precisa ser
rigorosamente monitorada. Desde que seja utilizada para fins educacionais, a internet traz novas oportunidades de pesquisa,
para isso é preciso conscientização dos alunos sobre o momento adequado de acessá-lae
planejamento de quais resultados se quer alcançar.
6.
Identificar
seus pontos positivos e negativos
Existem
muitas dúvidas a respeito dos resultados que o uso da internet vem trazendo para a vida dos jovens estudantes, como o
fato de os jovens passarem muito tempo na frente do computador em atividades
que os distraem dos estudos causa muito questionamento e preocupação para os
pais e professores.São muitas as oportunidades que a rede proporciona, são
jogos, músicas, vídeos, filmes, redes sociais, mensagens instantâneas e sites com todo tipo de conteúdo. É
possível encontrar blogs com o
assunto que é do interesse pessoal de cada um. Com tanta distração, fica
difícil se concentrar nos objetivos do estudo.
Outro
ponto preocupante é como os alunos estão realizando suas pesquisas de estudo na
internet.Muitas vezes eles realizam
suas atividades escolares de forma superficial, simplesmente copiando o
conteúdo, sem aprofundamento sobre o assunto que está sendo estudado. A internet proporciona muita facilidade de
acesso à informação pesquisada,e se o aluno não se envolve na atividade
proposta, acaba se tornando passivo no processo de aprendizagem.
Para desvendar esse conhecimento,
dialogar com ele e não simplesmente deixar-se invadir ou inundar por tal fluxo
informativo, exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos
leitores dessas novas fontes de informação, cujo principal veículo continua
sendo a palavra escrita, embora não seja mais impressa. Mas – aviso aos
navegantes! – não se trata apenas de aprender a navegar pela internet para não
“naufragar” de vez; é preciso considerar também que a construção do próprio
olhar ou da leitura crítica de uma informação tão desorganizada e difusa requer
do leitor ou do navegante novas competências cognitivas (POZO, 2004).
Hoje o acesso à internet se tornou muito viável.As pesquisas
revelam que a maioria dos jovens possui aparelhos celulares com acesso àrede, e
esses aparelhos estão na mão dos alunos o tempo todo, inclusive durante a aula,
o que tem incomodado muito os professores, que percebem a distração dos alunos.
Existem pontos negativos em relação ao uso das novas tecnologias pelos alunos,
mas os benefícios superam todas essas desvantagens. Como o avanço tecnológico
aconteceu muito rapidamente, muitas vezes não se tem planejamento de sua
utilização na educação. Como toda mudança, essas novas formas de acesso àinformação
geram questionamento, debates importantes para que se possa pesar os pontos
positivos e negativos.Os pontos positivos na utilização da tecnologia na
educação mostram que ela é uma aliada, se utilizada com planejamento.
Pode-se afirmar
que o uso do computador só funciona, efetivamente, como instrumento no processo
de ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividade que desafiem
os alunos a crescerem, construindo seu conhecimento na relação com o outro (o professor
e os colegas), além de utilizar a máquina. Acreditamos na necessidade de uma
postura em que o aluno seja ativo, responsável pela construção de seus
conhecimentos, de sua aprendizagem, e não um receptor passivo de informações.
(WEISS, 2001, p. 93)
A escola precisa
acompanhar as mudanças na forma de se comunicar que estão ocorrendo no mundo. O
computador traz inúmeras oportunidades de inovar o ensino, “servindo como
ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos
significativos e integrados” (WEISS, 2001, p. 93).Para que as novas tecnologias
sejam bem aproveitadas no processo de aprendizagem, é preciso trabalhar
conteúdos de forma que o aluno seja construtor da aprendizagem, tenha papel
atuante no processo.
A internet é mais valiosa para a
educação como matéria-prima de construção do que como mídia. Assim, em vez de
entrar em um ambiente pré-construído, que os próprios alunos construam seus
ambientes. Em vez de confiar a um grupo centralizado a produção de material
didático, que os próprios alunos, de forma descentralizada, produzam
documentação para ajudar outros alunos. Em vez de criar proibições, estimular
as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz. Em vez de
testes de múltipla escolha, propor formas alternativas de avaliação qualitativa
de projetos, e não de pedaços desconexos de informação. (BLIKSTEIN; ZUFFO,
2001)
Éimportante
identificar os pontos positivos e negativos para entender melhor os resultados
do uso das tecnologias na educação.Sabendo quais são os pontos negativos, é
possível trabalhar um plano para evitá-los. Conhecer os pontos positivos é
importante para saber que existem muitas formas de utilizar a tecnologia a
favor do ensino. A Tabela 1 mostra uma lista com alguns pontos positivos e
negativos do uso da internet na
educação.
Tabela 1 - Pontos positivos e negativos do
uso da internet na educação
PONTOS POSITIVOS
|
PONTOS NEGATIVOS
|
Inovação
no ensino
|
Distração
dos estudos
|
Fonte
de Pesquisa
|
Pesquisas
superficiais
|
Ferramenta
de Comunicação
|
Dependência
de acesso
|
Publicação
de estudos
|
Desvio
de atenção durante as aulas
|
Criação
de experiências
|
Resultados
prontos
|
Desperta
o interesse e a curiosidade
|
|
A internet é uma ótima fonte de pesquisa.
É
possível utilizar a tecnologia como aliada, mas
existe muito receio a respeito dos resultados que pode provocar. Será que
encontrar tanta informação facilmente faz com que o aluno deixe de pensar e
produzir conhecimento?A pesquisa se caracteriza pelo estudo com base num
referencial teórico. É comum estudarmos sobre um assunto lendo descobertas e
contribuições de outros autores, para formarmos nossas ideias. Essa dinâmica de
pesquisa para a produção escrita é muito antiga, mas agora realiza-se com mais facilidade de
acesso à informação, graças às oportunidades que a internet proporciona.
Hoje os professores enfrentam as mesmas
dificuldades que no passado, o desafio de provocar no aluno a curiosidade e a
vontade de ir em busca do conhecimento. Com o advento da internet, existe a oportunidade de publicar as atividades escolares
dos alunos, o que é um incentivo para a produção.
7.
A
realidade nas escolas
Algumas experiências com a escrita de
textos por alunos no ensino básico revelam paixão pela escrita. Esses alunos
valorizam sua produção e querem mostrar o
seu trabalho. Muitas vezes o professor nem imagina que existam alunos tão
interessados em divulgar a sua produção. Existem formas muito interessantes de
expor e valorizar o trabalho do aluno. A internet
traz essa possibilidade. por meio dos blogs,
por exemplo, é possível divulgar os textos da turma.
Os problemas enfrentados pelos professores em
relação ao uso do celular com internet
em sala de aula são muito comuns. Em reuniões pedagógicas ou no conselho de
classe, esse assunto habitualmente aparece. Éverdade que usar o celular
enquanto o professor explica a matéria não é bom para os estudos, pois o aluno
estaria perdendo aquele momento de explicação para o qual o professor se
preparou tanto. O professor faz seu planejamento organizando como vai trabalhar
cada assunto, para contemplar o conteúdo curricular de sua disciplina.
Esse momento em que o professor está explicando um
determinado conteúdorequer a atenção dos alunos e o envolvimento na resolução
dos problemas apresentados. É nesse momento que o celular com internet se torna o vilão da história, trazendo
distração, tirando o aluno da sala de aula e tornando-se uma janela para o mundo
lá fora, onde pode navegar por uma infinidade de ambientes virtuais, nada
relacionados àaula planejada pelo professor.Nesse momento, o aluno com celular
na mão fica livre para fazer o que quiser e quase sempre essa escolha foge dos
objetivos da aula.
Mas por que alguns alunos não querem estudar? Por
que a sua preferência não é pelo conteúdo da aula?Esse, sim, é um problema
antigo:alunos que não se interessam pelo estudo, por aprender os conteúdos
curriculares da aula. Então, o que mudou é como esses alunos estão se
distraindo da aula. Hoje eles fogem do estudo usando a internet do celular, mas e antigamente, quando não existiam esses
aparelhos, alunos desinteressados escutavam o professor e participavam? Não,
eles não participavam porque qualquer coisa era mais interessante do que a
aula, até mesmo olhar para uma parede, pois os olhos dos alunos denunciam. Muitas
vezes eles até olham para o professor, mas a cabeça está longe, e o professor
percebe, o aluno está ali passivamente, não está aproveitando o que o professor
está expondo.
Antes dos celulares também existiam outras
distrações como, por exemplo, desenhar, e ainda existem alunos que fazem
verdadeiras obras de arte durante uma aula de matemática, por exemplo. Quando o
aluno é questionado sobre por que estava desenhando durante a aula, ele
responde que estava prestando atenção na exposição, mas para uma aprendizagem
significativa ele precisa se envolver com o que o professor apresenta, anotar e
raciocinar sobre o assunto, analisar e responder os questionamentos do
professor e, nessa hora, qualquer distração é prejudicial a aprendizagem.
8.
Considerações
finais
A influência da internet
na vida dos adolescentes é preocupante. As dúvidas sobre seus resultados são
importantes para provocar aprofundamento nos debates sobre o assunto, mostra o
interesse em compreender que proveito as novas tecnologias podem trazer para a
educação. Se existempontos positivos no uso da internet em sala de aula, com um bom planejamento e direcionamento,
é possível realizar uma aula mais interativa, produtiva e moderna.
Vimos, então, que os problemas não mudaram, o grande
desafio continua sendo conquistar o interesse dos alunos pela aula, o que mudou
é a forma comoos alunos estão se distraindo em sala deaula. Que o celular é uma
forma muito atraente de fugir da aula, não podemos duvidar;ele é um concorrente
desleal, pois traz muitas possibilidades, jogos, música, mensagens
instantâneas, redes sociais, fotos e notícias. São muitas as possibilidades de
distração, mas se o aluno tem realmente interesse pelo estudo, quer mesmo
aprender, tudo isso fica para outro momento.
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