Bem vindo ao blog da Professora Cris


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Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO

A Influência da Internet na Educação

Cristiane Machado de Vargas1
1 Universidade Federal de Santa Catarina / Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da
 Informação e Comunicação / cristianem.v@hotmail.com 


Resumo

As novas formas de se comunicar possibilitadas pela internet trouxeram uma grande facilidade de acesso à informação. Hoje smartphones, tablets, notebooks e outros aparelhos eletrônicos com internet são utilizados para buscar qualquer tipo de conhecimento ou como ferramenta de comunicação. Esses aparelhos se tornaram acessíveis à maioria da população e são até mesmo indispensáveis. O avanço no uso dessas tecnologias como fonte de pesquisa revelou a necessidade de a escola se adequar às novas ferramentas educacionais. O computador com internet já é essencial nas escolas. A informática se tornou aliada dos estudos, pois possibilita o acesso muito abrangente ao conhecimento, mas a utilização da internet pelos estudantes não tem só pontos positivos, também existem aspectos negativos que revelam o seu mau uso. Os jovens estudantes muitas vezes utilizam a rede de forma desregrada, gastam muito tempo navegando, em atividades que não contribuem para o seu crescimento intelectual e acabam se distraindo com as inúmeras oportunidades, deixando os estudos de lado. Outra desvantagem é quando o aluno usa o recurso da internet como fonte para realizar pesquisas superficiais, sem aprofundamento no estudo. Contudo, esses problemas não diminuem a grande importância da informática na educação. Com um bom planejamento pelo professor, é possível mostrar para o educando que o uso do computador deixa o estudo mais rico de conhecimento. O uso inadequado das novas tecnologias na vida dos adolescentes é preocupante, mas as dúvidas sobre seus resultados são importantes para provocar aprofundamento nos debates sobre o assunto, mostram o interesse em compreender que proveitos podem trazer para a educação.

Palavras-chave:Informática na Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Internet.


1.      Introdução

Antes da chegada da internet na escola, o acesso à informação era limitado ao conhecimento obtido no conteúdo que o professor propunha, aos materiais didáticos e livros da biblioteca; hoje o acesso digital a informações conquistado com o uso da internet possibilita a pesquisa em uma infinidade de fontes, permitindo o aceso quase ilimitado ao conhecimento.
Que a internet traz grandes oportunidades de acesso à informação ninguém duvida, mas existem questionamentos a respeito do mau uso da internet pelos adolescentes. Será que a internet é uma aliada da educação ou essa facilidade de acesso faz com que o aluno se torne passivo no processo de ensino-aprendizagem? Além disso, será que a internet não está tomando muito tempo dos adolescentes, distraindo-os do estudo?
A internet é uma ótima oportunidade de acesso à informação e à pesquisa escolar. Ela revolucionou o ensino, trazendo muitas novidades, é uma ferramenta que deve ser aproveitada pela escola, mas o aluno muitas vezes não sabe utilizar com responsabilidade. Em que momentos o acesso à internet deve ser negado? Além de fonte de estudo, ela também é entretenimento, provoca a distração do aluno para o estudo. Além disso, há o receio de que os alunos utilizem as tecnologias para gerarem resultados e deixem de raciocinar sobre o problema.
A maioria dos alunos possui acesso à internet em seus telefones celulares, tablets ou notebooks, isso pode ser utilizado como mais um recurso para a educação, e é um valioso recurso que os alunos estão trazendo de casa para a escola. Mas para que essa mudança no ensino possa trazer bons resultados, é preciso saber identificar seus pontos positivos e negativos, o que depende de um bom planejamento pelo professor, para que as atividades escolares motivem o aluno a participar e esse acesso à internet não fuja dos objetivos da aula.

2.      Mudança na forma se comunicar

Quando Steve Jobs lançou o primeiro computador pessoal, foi questionado por alguns, que duvidavam que alguém iria comprar um computador para ter em casa.Jobs trabalhava com o conceito de que as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas, ele era um visionário (GALLO, 2010). Há quatro décadas foi lançado o primeiro computador pessoal, mas ainda era impensável ter um computador em casa; dentro de pouco tempo essa ideia se tornou realidade, mas o grande avanço da tecnologia aconteceu há pouco mais de 20 anos com o início do uso público da internet.Em 1991, Tim Berners-Lee liberou ao público o seu browser baseado em textos, marcando o início da World Wide Web (MCPHERSON, 2010).
As mudanças que a tecnologia trouxe para os dias atuais refletem em muitos aspectos no modo de viver, na forma de se comunicar com o mundo. Segundo Fróes (1994, p. 18),“[o]s recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática, trazem novas formas de ler, de escrever, e portanto, de pensar e agir”.

Em toda a história da humanidade houve quatro grandes revoluções informacionais, que mudaram não apenas a sociedade/cultura, mas também as formas de compreender o mundo. A primeira grande mudança aconteceu com o surgimento da linguagem oral. Mais tarde com o aparecimento da escrita acontece uma grande ruptura nas estruturas de poder, que repete-se quando surge a gráfica, onde a humanidade presenciou um grande avanço tecnológico que mudaria nosso sistema educativo substancialmente. Por último, a sociedade vivenciou, principalmente no último século, vários avanços tecnológicos como a eletricidade, o rádio, a televisão, o avião, etc., mas nenhum deles, nem mesmo o computador tiveram o impacto que a internet causou, está causando e causará ainda na sociedade e na educação em todos os níveis (THORNBURG, 1997 apud SILVA e POLENZ, 2002, p. 41).

De acordo com Silva e Polenz(2002, p. 41), “[a] cada novo meio de comunicação, o acesso à informação fica mais amplo e democrático, mas foi a internet que permitiu a ‘globalização’ do acesso à informação”. A internet proporciona o acesso democrático ao conhecimento, ela possibilita que qualquer pessoa que tenha acesso fique bem informada com o que está acontecendo no mundo, permite a busca por conhecimento sobre uma infinidade de temas que são postados a todo instante. Épreciso estar preparado para “uma nova era que oferece múltiplas possibilidades de aprender, em que o espaço físico da escola, tão proeminente em outras décadas, neste novo paradigma, deixa de ser o local exclusivo para a construção do conhecimento e preparação do cidadão para a vida activa” (COUTINHO; LISBÔA, 2011).
As mudanças geralmente são difíceis de ser aceitas, porque as pessoas não sabem como reagir à nova situação. Diante da necessidade de mudar, rejeitam a princípio, porque não se sentem confortáveis quando não sabem como reagir, sentem desconfiança diante do novo. As mudanças acontecem em um ritmo desenfreado, e o indivíduo acaba se sentindo incapaz de acompanhar esse ritmo. As mudanças tecnológicas na educação, mais especificamente, acabam sendo recebidas como um problema a ser enfrentado, provocando resistência e interrogações. A internet na escola é uma dessas mudanças que gera dúvidas a respeito de seus resultados.

3.      Tecnologia na Escola

O mundo tecnológico em que vivem os jovens de hoje não é completamente conhecido pelos professores, que vieram de outra geração –“essas tecnologias chamadas de intelectuais ou cognitivas propiciam novas formas de acesso à informação e novos estilos de aprendizagem” (LÉVY, 1999 apud SILVA e POLENZ, 2002, p. 42). A internet na escola se tornou uma janela para o mundo, possibilitando que o aluno navegue por horizontes diferentes em busca do conhecimento. O uso do computador traz oportunidades que despertam a motivação do educando pelos estudos.
A escola precisa assumir o compromisso de formar cidadãos capazes de lidar com essas mudanças da sociedade, para isso deve trabalhar com todos os meios de que dispõe, dando oportunidade para que os estudantes saibam lidar com as transformações na forma de se comunicar, a fim de preparar os educandos para a vida profissional e social. Mas “não basta introduzir tecnologias – é fundamental pensar em como elas são disponibilizadas, como seu uso pode efetivamente desafiar as estruturas existentes em vez de reforçá-las” (BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001, p. ?).

Atualmente, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da tecnologia dentro de um ambiente de aprendizagem, investigando o processo de aprender e as características da cognição frente ao computador e a internet, dando uma atenção especial ao uso do computador e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica e também como meio de entender de que forma o processo de aprendizagem se desenvolve a partir de tais estímulos.(CARNEIRO, 2002, p.47)

As novas tecnologias possibilitam o acesso a todo tipo de informação, o que faz com que a escola deixe de ser a primeira fonte de conhecimento, ou até mesmo a principal. A informação se torna cada vez mais volátil e flexível, e a escola muitas vezes não consegue acompanhar esses avanços, embora tenha o desafio de promover o acesso à informação e formar alunos que saibam quais são realmente relevantes, identifiquem fontes confiáveis, entendam e deem sentido a essas informações e tenham capacidade de assimilar de forma crítica (POZO, 2004).
Portanto,a informática na escola traz novas oportunidades de acesso àinformação. Segundo Marçal Flores (1996, p. 32), “[a] Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo”. Para Valente (1998, p. 2), o termo “informática na educação refere-se à inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação”, para que essa inserção dê resultados positivos, é preciso um planejamento efetivo pela equipe escolar e investimento em formação continuado dos professores para que saibam lidar com as novas tecnologias, inserindo a informática como um recurso pedagógica para a educação.

4.      O Compromisso do Professor

O professor assume o papel de orientador dos estudos, com a função de estimular a curiosidade do aluno por aprender. Todavia, o educador não é o único responsável por sondar e transmitir informações, o aluno precisa pesquisar em livros, revistas e na internet. Ocompromisso do professor, de despertar no aluno o interesse por pesquisar, não é novidade, a pesquisa já ocorrianos livros, mas hoje a internet trouxe infinitas oportunidades de acesso àinformação. O grande desafio do professor é orientar o aluno a identificar quais informações são realmente relevantes. Para Jean Piaget, “o professor será aquele que enriquece o ambiente, provoca situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando também suas próprias descobertas” (PIAGET apud WEISS, 2001, p. 32).
O grande desafio do professor é também tornar a aprendizagem prazerosa, fazer com que o estudo traga satisfação para o aluno, despertar a curiosidade e o interesse do aluno pelo saber. Conforme Weiss (2001, p. 37), “o professor deve ter o papel de facilitador criativo, proporcionando um ambiente capaz de fornecer conexões individuais e coletivas, como, por exemplo, desenvolvendo projetos vinculados com a realidade dos alunos, e que sejam integradores de diferentes áreas do conhecimento”.

Para que o professor tenha condições de criar ambientes de aprendizagem que possam garantir esse movimento (contínuo de construção e reconstrução do conhecimento) é preciso reestruturar o processo de formação, o qual assume a característica de continuidade. Há necessidade de que o professor seja preparado para desenvolver competências, tais como: estar aberto a aprender a aprender, atuar a partir de temas emergentes no contexto e de interesse dos alunos, promover o desenvolvimento de projetos cooperativos, assumir atitude de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno, propiciar a reflexão, a depuração e o pensar sobre o pensar, dominar recursos computacionais, identificar as potencialidades de aplicação desses recursos na prática pedagógica, desenvolver um processo de reflexão na prática e sobre a prática, reelaborando continuamente teorias que orientem sua atitude de mediação. (ALMEIDA, 1998, p. 2-3)

A formação do professor deve desenvolver a sua habilidade de lidar com as novas tecnologias, para isso o educador precisa conhecer as várias aplicações que podem ser dadas para a informática na educação e saber utilizar os novos recursos. O professor deve aprender a integrar o uso da informática a sua prática pedagógica, pois a utilização da informática na educação possibilita uma abordagem integradora de conteúdos, a aplicação de um ensino voltado à resolução de problemas e focado no aluno. A formação docente precisa “criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir” (VALENTE, 1997, p. 14).

A postura do professor-facilitador deve ser a de observador atento e participante, uma vez que deve propor desafios e também incentivar o grupo. Ele deve estar sempre por perto, não só para tirar dúvidas, mas também para, através de questionamentos, levar o grupo a refletir sobre o que produz – levantar hipóteses, testar alternativas, sistematizando seu próprio conhecimento. (WEISS, 2001, p.85).

5.      Smartphones, tablets ou notebooks  utilizados como recursos

Depois do adventoda internet, em pouco tempo seu uso tornou-se viável à maioria da população. Foram surgindo diferentes formas de acessá-la, em smartphones, tablets ou notebooks.Em casa, no trabalho, na rua ou na escola, ela é uma ferramenta de informação e comunicação. Os alunos estão levando essas tecnologias para a escola, mas não estão sabendo utilizá-las adequadamente, no momento apropriado.Se utilizada com responsabilidade, a internet pode ser acessada pelos alunos em seus aparelhos para fins educacionais, trazendo mais informação para a sala de aula.
A escola tem um grande compromisso de assumir as novas tecnologias como recursos que enriquecem a educação, para isso é preciso identificar todas as possibilidades desses novos aparelhos com acesso à internetpara o ensino. Além disso, a inserção da informática na educação demanda um grande planejamento pedagógico.

Visitemos uma escola bem equipada em termos tecnológicos. Consultemos o manual de regras de uso da rede. Provavelmente, vamos encontrar lá mais proibições do que possibilidades: não se pode usar correio eletrônico, não se pode copiar arquivos da internet, há filtros e bloqueios de todos os tipos, o uso dos computadores é estritamente regulamentado, há cartazes em todas as paredes advertindo para as punições de quem não cumprir as regras. Qual é a mensagem que o aluno entende de tudo isso? Que as tecnologias vieram para dar-lhe mais espaço de criação? Ou vemos uma mera extensão dos mecanismos tradicionais de vigilância e punição da escola? E, afinal, há estudos que falam dos benefícios pedagógicos de filtrar a rede ou proibir o correio eletrônico? (BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001)

A informática pode ser usada como uma inovação para a educação, é atraente para os alunos e, com um projeto bem definido, pode incentivar os estudos. “[Q]ual seria o uso mais revolucionário das tecnologias? Aqueles em que os alunos seguem receitas passo-a-passo ou quando empreendem projetos pelos quais são interessados e apaixonados, fora dos estritos regulamentos de conduta e comportamento?” (BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001).Um projeto inovador torna possível usar diferentes recursos para o ensino. O aluno leva a tecnologia para dentro da escola, porque proibir? Com um plano bem elaborado, é possível inserir o uso da internet com smartphones, tablets e notebooks, para busca de conhecimento durante a aula. Se o aluno tem consciência de seu compromisso na escola e se envolve nas atividades propostas, a utilização desses recursos não precisa ser rigorosamente monitorada. Desde que seja utilizada para fins educacionais, a internet traz novas oportunidades de pesquisa, para isso é preciso conscientização dos alunos sobre o momento adequado de acessá-lae planejamento de quais resultados se quer alcançar.

6.      Identificar seus pontos positivos e negativos

Existem muitas dúvidas a respeito dos resultados que o uso da internet vem trazendo para a vida dos jovens estudantes, como o fato de os jovens passarem muito tempo na frente do computador em atividades que os distraem dos estudos causa muito questionamento e preocupação para os pais e professores.São muitas as oportunidades que a rede proporciona, são jogos, músicas, vídeos, filmes, redes sociais, mensagens instantâneas e sites com todo tipo de conteúdo. É possível encontrar blogs com o assunto que é do interesse pessoal de cada um. Com tanta distração, fica difícil se concentrar nos objetivos do estudo.
Outro ponto preocupante é como os alunos estão realizando suas pesquisas de estudo na internet.Muitas vezes eles realizam suas atividades escolares de forma superficial, simplesmente copiando o conteúdo, sem aprofundamento sobre o assunto que está sendo estudado. A internet proporciona muita facilidade de acesso à informação pesquisada,e se o aluno não se envolve na atividade proposta, acaba se tornando passivo no processo de aprendizagem.

Para desvendar esse conhecimento, dialogar com ele e não simplesmente deixar-se invadir ou inundar por tal fluxo informativo, exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes de informação, cujo principal veículo continua sendo a palavra escrita, embora não seja mais impressa. Mas – aviso aos navegantes! – não se trata apenas de aprender a navegar pela internet para não “naufragar” de vez; é preciso considerar também que a construção do próprio olhar ou da leitura crítica de uma informação tão desorganizada e difusa requer do leitor ou do navegante novas competências cognitivas (POZO, 2004).

Hoje o acesso à internet se tornou muito viável.As pesquisas revelam que a maioria dos jovens possui aparelhos celulares com acesso àrede, e esses aparelhos estão na mão dos alunos o tempo todo, inclusive durante a aula, o que tem incomodado muito os professores, que percebem a distração dos alunos. Existem pontos negativos em relação ao uso das novas tecnologias pelos alunos, mas os benefícios superam todas essas desvantagens. Como o avanço tecnológico aconteceu muito rapidamente, muitas vezes não se tem planejamento de sua utilização na educação. Como toda mudança, essas novas formas de acesso àinformação geram questionamento, debates importantes para que se possa pesar os pontos positivos e negativos.Os pontos positivos na utilização da tecnologia na educação mostram que ela é uma aliada, se utilizada com planejamento.

Pode-se afirmar que o uso do computador só funciona, efetivamente, como instrumento no processo de ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividade que desafiem os alunos a crescerem, construindo seu conhecimento na relação com o outro (o professor e os colegas), além de utilizar a máquina. Acreditamos na necessidade de uma postura em que o aluno seja ativo, responsável pela construção de seus conhecimentos, de sua aprendizagem, e não um receptor passivo de informações. (WEISS, 2001, p. 93)

A escola precisa acompanhar as mudanças na forma de se comunicar que estão ocorrendo no mundo. O computador traz inúmeras oportunidades de inovar o ensino, “servindo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados” (WEISS, 2001, p. 93).Para que as novas tecnologias sejam bem aproveitadas no processo de aprendizagem, é preciso trabalhar conteúdos de forma que o aluno seja construtor da aprendizagem, tenha papel atuante no processo.

A internet é mais valiosa para a educação como matéria-prima de construção do que como mídia. Assim, em vez de entrar em um ambiente pré-construído, que os próprios alunos construam seus ambientes. Em vez de confiar a um grupo centralizado a produção de material didático, que os próprios alunos, de forma descentralizada, produzam documentação para ajudar outros alunos. Em vez de criar proibições, estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz. Em vez de testes de múltipla escolha, propor formas alternativas de avaliação qualitativa de projetos, e não de pedaços desconexos de informação. (BLIKSTEIN; ZUFFO, 2001)

Éimportante identificar os pontos positivos e negativos para entender melhor os resultados do uso das tecnologias na educação.Sabendo quais são os pontos negativos, é possível trabalhar um plano para evitá-los. Conhecer os pontos positivos é importante para saber que existem muitas formas de utilizar a tecnologia a favor do ensino. A Tabela 1 mostra uma lista com alguns pontos positivos e negativos do uso da internet na educação.


Tabela 1 - Pontos positivos e negativos do uso da internet na educação
PONTOS POSITIVOS
PONTOS NEGATIVOS
Inovação no ensino
Distração dos estudos
Fonte de Pesquisa
Pesquisas superficiais
Ferramenta de Comunicação
Dependência de acesso
Publicação de estudos
Desvio de atenção durante as aulas
Criação de experiências
Resultados prontos
Desperta o interesse e a curiosidade


A internet é uma ótima fonte de pesquisa. É possível utilizar a tecnologia como aliada, mas existe muito receio a respeito dos resultados que pode provocar. Será que encontrar tanta informação facilmente faz com que o aluno deixe de pensar e produzir conhecimento?A pesquisa se caracteriza pelo estudo com base num referencial teórico. É comum estudarmos sobre um assunto lendo descobertas e contribuições de outros autores, para formarmos nossas ideias. Essa dinâmica de pesquisa para a produção escrita é muito antiga,  mas agora realiza-se com mais facilidade de acesso à informação, graças às oportunidades que a internet proporciona.
Hoje os professores enfrentam as mesmas dificuldades que no passado, o desafio de provocar no aluno a curiosidade e a vontade de ir em busca do conhecimento. Com o advento da internet, existe a oportunidade de publicar as atividades escolares dos alunos, o que é um incentivo para a produção.

7.      A realidade nas escolas

Algumas experiências com a escrita de textos por alunos no ensino básico revelam paixão pela escrita. Esses alunos valorizam sua produção e querem mostrar  o seu trabalho. Muitas vezes  o  professor nem imagina que existam alunos tão interessados em divulgar a sua produção. Existem formas muito interessantes de expor e valorizar o trabalho do aluno. A internet traz essa possibilidade. por meio dos blogs, por exemplo, é possível divulgar os textos da turma.
Os problemas enfrentados pelos professores em relação ao uso do celular com internet em sala de aula são muito comuns. Em reuniões pedagógicas ou no conselho de classe, esse assunto habitualmente aparece. Éverdade que usar o celular enquanto o professor explica a matéria não é bom para os estudos, pois o aluno estaria perdendo aquele momento de explicação para o qual o professor se preparou tanto. O professor faz seu planejamento organizando como vai trabalhar cada assunto, para contemplar o conteúdo curricular de sua disciplina.
Esse momento em que o professor está explicando um determinado conteúdorequer a atenção dos alunos e o envolvimento na resolução dos problemas apresentados. É nesse momento que o celular com internet se torna o vilão da história, trazendo distração, tirando o aluno da sala de aula e tornando-se uma janela para o mundo lá fora, onde pode navegar por uma infinidade de ambientes virtuais, nada relacionados àaula planejada pelo professor.Nesse momento, o aluno com celular na mão fica livre para fazer o que quiser e quase sempre essa escolha foge dos objetivos da aula.
Mas por que alguns alunos não querem estudar? Por que a sua preferência não é pelo conteúdo da aula?Esse, sim, é um problema antigo:alunos que não se interessam pelo estudo, por aprender os conteúdos curriculares da aula. Então, o que mudou é como esses alunos estão se distraindo da aula. Hoje eles fogem do estudo usando a internet do celular, mas e antigamente, quando não existiam esses aparelhos, alunos desinteressados escutavam o professor e participavam? Não, eles não participavam porque qualquer coisa era mais interessante do que a aula, até mesmo olhar para uma parede, pois os olhos dos alunos denunciam. Muitas vezes eles até olham para o professor, mas a cabeça está longe, e o professor percebe, o aluno está ali passivamente, não está aproveitando o que o professor está expondo.
Antes dos celulares também existiam outras distrações como, por exemplo, desenhar, e ainda existem alunos que fazem verdadeiras obras de arte durante uma aula de matemática, por exemplo. Quando o aluno é questionado sobre por que estava desenhando durante a aula, ele responde que estava prestando atenção na exposição, mas para uma aprendizagem significativa ele precisa se envolver com o que o professor apresenta, anotar e raciocinar sobre o assunto, analisar e responder os questionamentos do professor e, nessa hora, qualquer distração é prejudicial a aprendizagem.

8.      Considerações finais

A influência da internet na vida dos adolescentes é preocupante. As dúvidas sobre seus resultados são importantes para provocar aprofundamento nos debates sobre o assunto, mostra o interesse em compreender que proveito as novas tecnologias podem trazer para a educação. Se existempontos positivos no uso da internet em sala de aula, com um bom planejamento e direcionamento, é possível realizar uma aula mais interativa, produtiva e moderna.
Vimos, então, que os problemas não mudaram, o grande desafio continua sendo conquistar o interesse dos alunos pela aula, o que mudou é a forma comoos alunos estão se distraindo em sala deaula. Que o celular é uma forma muito atraente de fugir da aula, não podemos duvidar;ele é um concorrente desleal, pois traz muitas possibilidades, jogos, música, mensagens instantâneas, redes sociais, fotos e notícias. São muitas as possibilidades de distração, mas se o aluno tem realmente interesse pelo estudo, quer mesmo aprender, tudo isso fica para outro momento.

Referências

ALMEIDA, M. E. Novas tecnologias e formação de professores reflexivos. In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia, p.1-6, 1998.

BLIKSTEIN, Paulo; ZUFFO, Marcelo Knorich.As sereias do ensino eletrônico. Texto baseado em dissertação de Mestrado apresentada à Escola Politécnica da USP em 2001. Disponível em:http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/BliksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-OnlineEducation.pdf. Acesso em agosto de 2013.

CARNEIRO, Raquel. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 96)

COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI.Revista de Educação, v. XVIII, n1, p. 5-22, 2011. Disponível em: http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVIII_1/artigo1.
Acesso em: agosto de 2013.

FRÓES, Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição.Disponível em: http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf 
Acesso em: agosto de 2013.

GALLO, Carmine. A arte de Steve Jobs: princípios revolucionários sobre inovação para o sucesso em qualquer atividade. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Lua de Papel, 2010.

HUBERMAN, A. M. Como se realizam mudanças em educação. Subsídios para o estudo do problema da inovação. São Paulo: Cultrix, 1973.

MARÇAL FLORES, Angelita. A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica. 1996. Monografia – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão (SC).

MCPHERSON, Stephanie Sammartino. Tim Berners-Lee: inventor of the World Wide Web.USA Today Biografias Lifeline: Amazon.co.uk. 2010.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: Revista Pátio,ano VIII, n.31, Educação ao Longo da Vida,2004.

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VALENTE, J. A. Visão analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, nº 1, set. de 1997.

WEISS, Alba Maria Lemme; CRUZ, Mara Lúcia Reis Monteiro da.A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3. ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2001.




[1] Mestranda em Tecnologia da Informação e Comunicação UFSC. cristianem.v@hotmail.com.

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