Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

MEUS IDEAIS

ACAPED- Agência de Capacitação Educacional
A importância dos recursos tecnológicos na educação

A utilização dos recursos tecnológicos auxilia o professor a inovar a sua prática pedagógica, torna a educação mais atrativa, pois a tecnologia desperta o interesse do aluno possibilitando que ele tenha uma atuação interativa e incentivando a sua criatividade.
  
A melhor forma de levar o tema inclusão digital para a sala de aula

ACAPED- Agência de Capacitação Educacional

O professor deve repensar a suas práticas e aplicar a utilização da tecnologia como instrumento de apoio aos conteúdos lecionados, pois é o professor que direciona, incentiva e orienta o aluno em busca da aprendizagem, assim a inclusão digital deixa o aluno preparado para manipular a tecnologia utilizada na sociedade atual. 


Preocupação e expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Minha preocupação é que a tecnologia seja usada como uma forma de passar um conteúdo, ou que a sala informatizada seja utilizada apenas para pesquisa na internet, mas a minha expectativa é que a tecnologia seja usada como uma ferramenta de ensino que auxilia o professor, desperta a curiosidade e o interesse no aluno e permite o acesso a uma infinidade de informações, que o professor possa ensinar usando a sua experiência pedagógica e adaptando a sua prática com a utilização das tecnologias para produzir aulas mais diversificadas e interativas.

 


O que o professor alfabetizador precisa fazer para explorar a informática em sala de aula?


O educador deve planejar e adaptar a informática ao currículo escolar, pesquisar as possibilidades que o uso do computador pode proporcionar ao ensino, quais os sistemas que contemplam os objetivos de sua disciplina, quais softwares estimulam o interesse do aluno em aprender e enriquecem a educação, usando o computador na sala de aula como uma ferramenta que trará avanços e autonomia para a aprendizagem do educando.



As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo




A utilização das tecnologias contribui muito no desenvolvimento do currículo, mas, desde que o uso seja educativo. A tecnologia traz bons resultados à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.



Integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo



A integração entre tecnologias e currículo se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.