Bem vindo ao blog da Professora Cris


Bem vindo ao blog da Professora Cris

Neste blog você encontra conteúdos e projetos sobre Informática na Educação, além de links para blogs e sites educacionais.

"Temos que aproveitar a facilidade e o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e convertê-la em recursos educacionais."

PROJETO BLOG EDUCATIVO


PROJETO BLOG EDUCATIVO: O USO DO AMBIENTE VIRTUAL A FAVOR DA APRENDIZAGEM

RESUMO

Para acompanhar a nova geração a escola precisa se renovar, professores que usam as mesmas técnicas das aulas de décadas atrás não despertam o interesse dos jovens pelo estudo. Considerando o interesse que os alunos têm demonstrado pelas novas tecnologias, chegou a hora de incorporar as mudanças tecnológicas ao ensino, pois a escola tem o papel de preparam o aluno para a realidade da sociedade atual, os professores precisam assumir a função de mediadores nesse processo e promover o uso das tecnologias a favor de aprendizagem. Os alunos desta nova geração estão o tempo todo interagindo com seus colegas e amigos por meio das redes virtuais, considerando essa realidade de vida dos alunos, a escola precisa estar presente em ambientes virtuais de aprendizagem, buscando a participação dos alunos e estando presente da forma que eles estão usando para se relacionar com o mundo. A escola pode e deve aproveitar o potencial da internet para uso educativo. Esse projeto visa promover o uso de blog educativo nas disciplinas de informática, utilizando esse ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educacional de interação entre alunos e professor, que desperta o interesse dos alunos e incentiva a aprendizagem. Então o objetivo principal deste projeto é avaliar as possibilidades de utilização de blogs educativos como recursos didáticos para alunos do curso técnico em Informática, como forma de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo a interação e socialização dos saberes. A metodologia que será utilizada para a pesquisa será a pesquisa experimental, com observação de alunos e professores durante as atividades praticadas na sala informatizada, essa pesquisa irá revelar se a experiência com o uso do blog como recurso pedagógico conseguiu atingir os objetivos. Também será publicado um questionário no blog da disciplina, onde os alunos irão responder perguntas referentes ao uso do blog educativo.

Palavras chave: Blog educativo, mídias da educação.

1.  INTRODUÇÃO

 1.1 Descrição da Instituição
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), campus Sombrio, unidade urbana, oferece Educação Profissional em Nível Médio e Curso Superior, está localizada na Rua Francisco Caetano Lummertz, 818, no bairro Januária.
O Instituto Federal Catarinense campus Sombrio possui uma sede localizada no município de Santa Rosa do Sul, a unidade urbana em Sombrio e um pólo na cidade de Turvo.
A unidade urbana da escola atende em período integral (matutino e vespertino) quatro turmas de Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática totalizando 135 alunos, e no período noturno mais cinco turmas dos cursos de nível superior, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão do Turismo e Licenciatura em Matemática.
O projeto visa promover o uso de blog educativo nas disciplinas de informática do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense campus Sombrio.

1.2 Justificativa

As novidades tecnológicas estão tomando muito tempo dos jovens com entretenimento que envolver e distraem, são muitas novidades, jogos, vídeos, músicas, sites de relacionamento,mensageiro instantâneo, blogs e microblogs, além de uma infinidade de site que levam a qualquer lugar, que despertam o interesse e envolvem os alunos. Onde ficam os estudos? Em segundo plano? Se sobrar tempo?
Considerando o interesse que os alunos têm demonstrado pelas novas tecnologias, chegou a hora de incorporar as mudanças tecnológicas ao ensino, pois a escola tem o papel de preparam o aluno para a realidade da sociedade atual, os professores precisam assumir a função de mediadores nesse processo e promover o uso das tecnologias a favor de aprendizagem.
Refletindo sobre o compromisso social da escola, é necessário perceber que ela está “formando crianças e jovens para atuarem, profissionalmente, em um novo tempo onde o próprio conceito de trabalho está em jogo: trabalho informatizado, automatizado, escritórios virtuais em tempos reais, de menos deslocamentos e mais interação”, observa Pretto (1999).
Neste sentido, é preciso aproveitar o interesse que o aluno tem em utilizar as tecnologias e transformar em oportunidade de incentivo ao estudo, para isso é necessário inovar a prática e converter as tecnologias em recursos educacionais.
A informática possibilita mudanças no conhecimento, tornando possível uma integração entre a pedagogia, computação e conhecimento, constituindo-se em uma forma para superar problemas de prática do ensino tradicional.
Então, é preciso buscar novas práticas, usando os recursos tecnológicos a favor da educação, aproveitando a facilidade que o aluno tem em acessar os meios digitais e incorporando as tecnologias à prática pedagógica.
As atividades educacionais mediadas pelo computador podem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem. Uma forma de aproveitar a internet como recurso educacional é o uso do diário pessoal na Internet, ou blog educativo, que permite a publicação de textos que podem ser lidos e comentados, possibilitando a interação com outras pessoas, abordando diversos assuntos no contexto educacional.
É possível usar a ferramenta blog educativo como parceira e incentivadora dos estudos, como uma nova modalidade de interação entre professores e alunos, de prática de leitura e escrita, e como forma de expor os trabalhos escolares.   Desta forma, busca-se superar práticas antigas, inserindo a informática como uma importante ferramenta tecnológica para a construção do conhecimento.
Então, a proposta é utilizar o blog como recurso didático, como um meio inovador de interagir, expor ideias, trocar experiências e publicar texto no contexto pedagógico interdisciplinar, com objetivo principal de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo o uso educativo das mídias digitais. Esse projeto ira envolver todas as disciplinas do curso técnico em Informática, e será aplicado a alunos do ensino profissionalizante do Instituto Federal Catarinense.

1.3 Objetivos

 1.3.1 Objetivo Geral

Avaliar as possibilidades de utilização do blog educativo como recursos didáticos para alunos do curso técnico em Informática, como forma de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo a interação e socialização dos saberes.

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Utilizar o blog para promover maior interação entre educador e educando.
  • Desenvolver a investigação, estimular as idéias, explorar temas, fazer experiências.
  • Explorar a internet como meio de comunicação, publicando texto que expressam os conceitos e idéias dos alunos.
  • Promover debates por meio de questionamentos publicados no blog.
  • Trabalhar os conceitos pré-estabelecidos do uso da tecnologia como nova prática de educação.
  • Levar o aluno a descobrir e compreender os mecanismos de um diário na internet, e o interesse em usá-lo na educação usufruindo de maneira eficiente e eficaz.
  • Criar o blog das disciplinas de informática e disponibilizar todo o conteúdo das disciplinas.
  • Oportunizar o acesso do todos os alunos para a publicação de materiais no blog.
  • Criar enquetes para que os alunos expressem suas opiniões.
  • Aplicar o uso do blog educativo com os alunos do curso técnico em Informática.

2. REFERENCIAL TEÓRICO


2.1 Revisão Bibliográfica

Segundo Almeida (2005) na introdução de tecnologias da escola pode se caracterizar a sujeição dos envolvidos a meros consumidores de informação, impedindo à criação de ambientes de aprendizagem mais significativos. Mas também se observam práticas que utilizam a tecnologia de forma que agentes educativos se tornam organizadores de informação e criadores de significados, desta forma as tecnologias são utilizadas de acordo com as necessidades do estudo.
Utilizar o computador como ferramenta de ensino depende tanto da metodologia aplicada quanto da escolha da ferramenta adequada. Escolher um software educativo deve se fundamentar na proposta pedagógica da escola, sendo considerado adequado de acordo com a forma como este se insere nas práticas de ensino (KENSKI, 2007).
Os recursos da internet podem ser usados em ambientes educacionais para promover a interação, a cooperação e a construção coletiva do conhecimento, de acordo com Grotto (2005) “a combinação de ambientes ricos em informações e ferramentas para o debate entre os participantes pode motivar ambientes férteis para a construção do conhecimento através da interação”.
O blog tem conquistado grande importância meio educacional, sendo usado como objeto de aprendizagem, que favorece o processo de ensino na construção coletiva de significados (OLIVEIRA, 2005).
“As características dos blogs, como o espaço personalizado que fornece, e os links dentro de uma comunidade on-line, criam um excelente contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e interações colaborativas no formato de narrativas e diálogos”(FRANCO, 2005).
O educador ao utilizar o blog com a turma tem o compromisso de orientar seus alunos a refletir sobre os conteúdos dos blogs, debater qual seria a exposição adequada e informá-los da suas responsabilidades por aquilo que publicam (POLATO, 2009).

3. DIAGNÓSTICO

A unidade urbana da escola recebe alunos das cidades vizinhas, esses alunos passaram em um processo seletivo para estudar no curso técnico em Informática integrado ao ensino médio,são alunos que se destacaram em uma prova classificatória e possuem disponibilidade de tempo integral para os estudos.
Poder estudar em tempo integral infelizmente não é para todos, muitos jovens precisam começar sedo a trabalhar, então, podemos dizer que a maioria das famílias dos alunos da escola possui uma condição financeira de vida que possibilita manter seus filhos na escola em período integral, podemos identificar também, a condição financeira da família dos alunos, pelo fato de que grande parte deles usam notebooks e celulares modernos na escola.
Os alunos do Ensino Médio não são mais os mesmos, eles estão acompanhando a evolução da tecnologia, são jovens que nasceram na geração do celular e estão crescendo na geração dos sites de relacionamento, hoje é comum encontrarmos na escola alunos portando novas tecnologias que possibilitam o acesso imediato as redes, os conectando ao mundo. Como poderia a escola não acompanhar essa evolução?
Para acompanhar a nova geração a escola também não pode ser mais a mesma, professores que usam as mesmas técnicas das aulas de décadas atrás não despertam o interesse dos jovens pelo estudo.
Considerando o fato que os alunos da escola estão evoluídos com a utilização da tecnologia, a escola também precisa se renovar. Esses alunos ficam um turno estudando matérias específicas do curso técnico em laboratórios de Informática, mas o fato de estarem praticando no computador não significa que os alunos já apresentam grande interesse pelo estudo, isso porque o computador não é mais novidade para eles, já virou rotina em suas vidas, é preciso mais do que simples atividades prática no computador para despertar o interesse dos alunos.
Os alunos desta nova geração estão o tempo todo interagindo com seus colegas e amigos por meio das redes virtuais, considerando essa realidade de vida dos alunos, a escola precisa estar presente em ambientes virtuais de aprendizagem, buscando a participação dos alunos e estando presente da forma que eles estão usando para se relacionar com o mundo. A escola pode e deve aproveitar o potencial da internet para uso educativo.

4. PROJETO DE APLICAÇÃO


A metodologia que será utilizada para a pesquisa será a pesquisa experimental, com observação de alunos e professores durante as atividades praticadas na sala informatizada, essa pesquisa irá revelar se a experiência com o uso do blog como recurso pedagógico conseguiu atingir os objetivos.
Também será publicado um questionário no blog da disciplina, onde os alunos irão responder perguntas referentes ao uso do blog educativo.
As etapas metodológicas do projeto são:
a)    Levantamento Bibliográfico.
b)    Estudar algumas metodologias de Informática na Educação.
c)    Pesquisar ferramentas para criação de blogs.
d)    Apresentação do projeto, com seus objetivos, para os alunos.
e)    Criação do blog do professor e dos alunos para postar os textos.
f)     Desenvolver questionário.
g)    Aplicar o questionário com os alunos e com o professor.
h)   Observar o uso do blog.
i)     Relatório Final.

5. CONCLUSÃO


Os alunos do Instituto Federal Catarinense, campus Sombrio, estão bastante evoluídos com a utilização da tecnologia, para despertar o interesse desses jovens a escola também precisa se renovar. Esses alunos estudam no laboratório de Informática, mas o fato de estarem praticando no computador não significa que os alunos já apresentam grande interesse pelo estudo, isso porque o computador não é mais novidade para eles, eles nasceram em uma geração informatizada, é preciso mais do que simples atividades prática no computador para despertar o interesse dos alunos.
A escola pode e deve aproveitar o potencial da internet para uso educativo, utilizando, por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta educacional de interação entre alunos e professor, que desperta o interesse dos alunos e incentiva a aprendizagem.
É possível usar a ferramenta blog como parceira e incentivadora dos estudos, como uma nova modalidade de estudo, podendo ser utilizada também para expor os trabalhos escolares.   Desta forma, busca-se superar práticas antigas, inserindo a informática como uma importante ferramenta tecnológica para a construção do conhecimento.
A proposta é utilizar o blog como recurso didático, inovando a prática pedagógica e promovendo o uso educativo das mídias digitais. Esse projeto ira envolver todas as disciplinas do curso técnico em Informática, e será aplicado a alunos do ensino profissionalizante do IFC campus Sombrio. Essa pesquisa irá revelar se a experiência com o uso do blog como recurso pedagógico conseguiu atingir os objetivos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de Tecnologias na Escola: possibilidades de uma prática democrática. Salto para o Futuro. TV Escola. Boletins. 2005. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/itlr/index.htm.  Acesso: outubro, 2011.
ARAÚJO, Júlio César. Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Ed. Lucerna, 2007.
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita
Colaborativa. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Anais do SBIE 2005. Disponível em:
http://ceie-sbc.educacao.ws/pub/index.php/sbie/article/view/416/0. Acesso: outubro, 2011.
GROTTO, Eliana Maria Balcevicz,et all. Interação em ambientes baseados na
web:uma reflexão necessária. 2005.   Disponível em:
http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/13-interacao.pdf. Acesso: outubro, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Editora Papirus, 2007.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de.  Aprendizagem mediada e avaliada por computador: a inserção dos blogs como interface na educação. 026-TC-C5
maio/2005. Disponível em:  http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/026tcc5.pdf . Acesso: outubro, 2011.
 POLATO, Amanda. A Tecnologia que ajuda a ensinar. Revista Nova Escola. São Paulo: Ed. Abril, ano XXIV, nº 223, p. 50-58, jun/jul. 2009.
___. Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Revista Nova Escola.2009. Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml. Acesso: outubro, 2011.
PRETTO, Nelson de Luca. Estudo errado: educação em tempos de pósmodernidade  in Globalização e Educação. (Org.) Porto Alegre: Editora Unijuí, 1999, pp 98-114.
 SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância. 2008.
SOBRAL, Adail Ubirajara.  Internet na escola. São Paulo: Edições Loyola. 2002.