Informática Educativa
Professora: Cristiane Machado de Vargas
Plano de Curso:
Justificativa:
Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.
A informática contribui com a formação de alunos capazes de lidar com as novas tecnologia, então, empregar as utilidades e benefícios do uso do computador como recurso pedagógico contribui com a educação do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e aprendizagem.
Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.
A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa:
“a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”
O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:
- Acessibilidade a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
- Autonomia nos trabalhos, facilita o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
- Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
- Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
- Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
- Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital.
- Contribui com sua formação social.
- Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
- Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
- Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
- Estimula o raciocínio lógico.
- Desperta o prazer pela leitura e escrita.
- Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento.
- Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.
Objetivos Gerais:
Promover o uso pedagógico da informática na educação básica, integrando a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as partes do computador.
- Definir software e hardware.
- Aprender sobre a Sistema Operacional Linux.
- Realizar as atividades do pacote Série Educacional.
- Utilizar o editor de texto para desenvolver a escrita e fazer a correção.
- Desenhar e pintar no programa de pintura.
- Desenvolver apresentações eletrônicas de atividades interdisciplinares.
- Exercitar o uso da planilha eletrônica.
- Resolver exercícios educativos usando o computador.
- Realizar estudos e pesquisa na internet em páginas educacionais.
- Utilizar a internet como fonte de conhecimentos e complemento dos estudos.
- Pesquisar na internet e desenvolver atividades sobre temas transversais.
Conteúdo Programático:
·
- Software e Hardware;
- Partes do computador;
- Sistema Linux;
- Área de trabalho, ícones, Menu Iniciar e Janelas.
- Série Educacional;
- Editor de texto;
- Programa de Pintura;
- Calculadora;
- Planilha eletrônica;
- Apresentação eletrônica;
- Internet;
- Projetos Multidisciplinares.
Metodologia:
- Aula Teórica e Prática.
- Exercícios e atividades no computador.
- Exposição e Manuseio de Peças do computador.
- Pesquisa na internet.
- Desenvolvimento de projetos concomitantes com outras disciplinas.
Recursos:
- Computadores com o Linux Educacional.
- Ferramentas operacionais:
- Série Educacional Gcompris.
- Editor de Texto.
- Programa de pintura.
- Planilha Eletrônica.
- Apresentação Eletrônica.
- Internet.
- Impressora.
Público-alvo:
Os alunos as séries iniciais, do infantil V ao 5º ano, do ensino fundamental, que estudam em período integral.
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